Peço perdão às todos pelo o atraso em que posto essa matéria. É que no dia (08/12/2011), cerca de 45.000 mil pessoas visitaram Conceição do Pará, município onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Os romeiros chegavam de várias cidades da região. O feriado religioso atraiu caravanas que viajaram desde a madrugada.
O movimento crescia sem parar, em meio a muita devoção à Nossa Senhora da Conceição. Houve congestionamento na rodovia em determinados horários. No Santuário foram celebradas várias missas, para os devotos agradeceram as graças alcançadas. Para proteger os romeiros, a organização da festa contratou 14 seguranças que ficaram na área próxima ao Santuário, na tentativa de impedir a ação dos estelionatários. Agora, difícil mesmo foi controlar o tráfego de veículos nos arredores do Santuário.
O engarrafamento fez com que padre Vicente Ferreira, coordenador da festa em Conceição do Pará, reivindicasse mais uma vez um acesso de reforço. O bispo diocesano Dom Tarcísio das Nascentes se emocionou diante de tantos fieis e pediu a Imaculada Conceição que continue protegendo-o. Os romeiros que fizeram a caminhada a pé rumo a Conceição do Pará lotaram a Barraca da Santa, que há 33 anos funciona por ação de um grupo de voluntários. Padre Edvaldo Damasceno celebrou missa na Barraca, na noite daquela quarta-feira. Entre quarta e quinta-feira cerca de 3.500 pessoas passaram por lá, recebendo lanche para prosseguir o trajeto. Já na saída de Pará de Minas, pouco depois do bairro de Gorduras, funcionou a barraca montada pela primeira vez, pelas rádios Santa Cruz AM e Stilo FM em parceria com a Copasa e a Fapam. Quem passou por lá recebeu garrafinhas de água e a experiência foi positiva tanto que neste ano 2012 será repetida e com inovações.