terça-feira, 4 de julho de 2017

Publicada Portaria que autoriza Migração da Rádio Santa Cruz para o FM

O Diário Oficial da União publicou em junho/2017, uma portaria que autoriza a migração da Rádio Santa Cruz AM para a frequência FM em Pará de Minas. 

Com essa autorização a emissora já pode investir na aquisição dos equipamentos que vão assegurar a qualidade do novo sistema de transmissão. A migração deve acontecer dentro de pouco tempo.

A data será definida somente depois que o Departamento de Engenharia da emissora concluir a compra e instalação dos novos aparelhos. A migração do AM para a nova faixa está sendo vista como uma revolução na radiodifusão brasileira. Na nova frequência as emissoras deixarão de sofrer interferência na transmissão.

O som é infinitamente melhor e nenhuma rádio mais terá que reduzir a potência durante à noite. Juntamente com a Rádio Santa Cruz, outras 33 emissoras foram beneficiadas pela migração em Minas Gerais, além de milhares de outras em todo o país. A modernização está sendo comemorada pelas empresas e os ouvintes.
 
A frequência da Rádio Santa Cruz no FM será definida em breve. Durante seis meses a emissora vai funcionar tanto no AM 640 khz como no FM para que os ouvintes possam se adaptar. Depois, a Emissora será sintonizada somente no novo canal de FM.

Vale lembrar que, a diretoria da Rádio Santa Cruz assinou no dia 24 de março 2017 um documento que garante a mudança de faixa. A emissora foi representada pelo padre Geraldo Gabriel de Bessa, diretor-presidente. 

Ele e outros radiodifusores mineiros se reuniram com o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, em evento que aconteceu na sede da Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte. 

Minas é o estado brasileiro que tem maior número de rádios que farão o processo de migração: 45 assinaram o termo aditivo, 26 já migraram, 20 estão acertando a documentação e outras 22 aguardam apenas o canal estendido do FM, que será liberado após o encerramento do sinal analógico.