As festividades natalinas em Pará de Minas tiveram um tom de dor para as famílias que perderam seus entes queridos. Entre elas a de Alfeu Silva Mendes, que morreu vítima de uma parada cardíaca. Durante muitos anos Alfeu Mendes apresentou na Rádio Santa Cruz am o programa Canções e Mensagens de Padre Zezinho, nas manhãs de domingo. Nem mesmo durante o período em que ficou hospitalizado ele deixou o programa, que passou a ser gravado direto de sua casa. Alfeu foi surpreendido pela notícia de que estava com câncer na medula em agosto de 2010, quando socorreu um motociclista que acabava de sofrer um acidente, na avenida Presidente Vargas em Pará de Minas. Quando se abaixou para ajudar o acidentado ele sentiu forte dor nas costas e como o incômodo persistia, buscou ajuda profissional. Acompanhado de perto pela filha Teresa, que é médica, ele teve acesso aos melhores tratamentos e se recuperou parcialmente. Há três meses, no entanto, foi surpreendido por um problema no intestino e submetido a uma cirurgia. Na semana passada, retomou as sessões de quimioterapia e vinha reagindo bem. Na noite de 24 de dezembro 2012, participava da missa na Matriz São Pedro, quando sentiu uma forte dor e foi levado para casa. Mais tarde, o organismo apresentou o mesmo problema. Foi, então, levado para o Socor em Belo Horizonte, onde veio a falecer na manhã do dia 25 de dezembro aos 62 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória. O corpo de Alfeu Mendes chegou a Pará de Minas por volta das 13 horas e foi sepultado no final da tarde, no Cemitério Santo Antônio sob forte comoção. Houve missa de corpo presente, celebrada pelo padre Lisboa e concelebrada pelos padres Geraldo Gabriel, Chiquinho e José Renilson. Apesar de ser feriado, período de pouco movimento na cidade, muitas pessoas compareceram ao velório, inclusive, foi grande também o número de coroas de flores nas muitas homenagens pessoais e empresariais.
Alfeu Silva Mendes era um homem de fé inabalável. A forte religiosidade veio dos tempos de criança quando a mãe criou um coral, que cantava nas igrejas. Alfeu tocava órgão e cresceu numa verdadeira família de artistas. Durante mais de 30 anos foi ministro da Eucaristia na Paróquia São Francisco. Depois passou a se dedicar a Paróquia São Pedro. Além de ajudar nas missas e nos eventos, celebrava batizados e casamentos, inclusive, teve a oportunidade de celebrar o casamento dos próprios filhos. Quando descobriu a doença, ele dividiu a notícia com os ouvintes.
Alfeu Silva Mendes sempre foi grande admirador do cooperativismo, ajudou a fundar a Cogran, em Pará de Minas. Foi presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais –Ocemg- e também da Ubra – União Brasileira de Avicultura. Sempre próximo também da política foi candidato a vice-prefeito por duas vezes e depois a prefeito em Pará de Minas, nas décadas de 80 e 90. No primeiro governo de Zezé Porfírio, assumiu a Secretaria Municipal da Saúde. Ultimamente, vinha se dedicando ao curso de Direito na Fapam, com excelente desempenho. Alfeu Mendes deixa viúva Seila, os três filhos Clara, Luciano e Teresa, e duas netinhas. Em nome dos diretores e colegas das rádios Santa Cruz AM e Stilo FM, fica o nosso pesar pela morte de Alfeu mas, ao mesmo tempo, a nossa grande admiração pela pessoa que sempre foi. Deixou grandes exemplos, para todos nós.
