sábado, 2 de junho de 2012

Emoção na despedida de padre Amarildo Melo do programa "A Hora do Angelus"

-->
Foi assim com muita emoção a despedida do padre Amarildo Melo do programa A Hora do Angelus, que apresentado de 2ª a sábado, às 12 horas. Quinta-feira (30), ao meio dia, ele entrou no estúdio para a última apresentação.

 Padre Amarildo está deixando a Rádio Santa Cruz e Pará de Minas para trabalhar em São Joaquim de Bicas. 

A transferência foi anunciada recentemente pela Diocese de Divinópolis e pegou de surpresa o sacerdote e os fieis. 

Ele trabalhou aqui em nossa cidade por nove anos e embora. Dedicando o último programa aos ouvintes, amigos e também à equipe da emissora, padre Amarildo falou de sua alegria em compartilhar a experiência radiofônica. 

Recebia mensagens de todo lado, já que os internautas foram aumentando a cada dia. Emocionado, disse que está deixando a cidade com a certeza do dever cumprido e quando ele se preparava para encerrar o programa foi surpreendido pelas manifestações populares que chegavam pelo telefone ao vivo. Amigos e admiradores faziam elogios e, ao mesmo tempo, desejavam um feliz recomeço. 

Padre Amarildo fica em Pará de Minas até 30 de junho, quando se despedirá da comunidade. Como esse período de transição é sempre muito trabalhoso, sua vaga na Paróquia São Francisco será assumida pelo padre Célio Antunes. 

Aqui na Rádio Santa Cruz o horário foi ocupado desde o dia 01 de junho pela horação do ângelus com o Bispo Dom Tarcísio e pelo Boletim de notícias do Vaticano com Silvonei José com duração de 15 minutos e é apresentado de segunda a sábado sempre ao meio dia. 

Ouça aqui o programa interio de despedida apresentado no dia 31 de maio 2012. O som não tá muito bom porque foi retirado de arquivo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Rádio AM Transmitindo Em Sistema Digital - DRM


Finalmente parece que os tempos para as Rádios AM serão outros, pelo menos é o que indica os últimos testes feitos com o sistema de Rádio Digital. Alias o Consórcio Digital Rádio Mundial (DRM) montará um stand na próxima feira no Congresso de Radiodifusão da ABERT que acontecerá entre os dias 19, 20 e 21 de junho de 2012. 
Só que o Digital Rádio Mondiale (DRM) tem sido confundido com Digital Restrictions Management (DRM). Por isso, a plataforma DRM Brasil veio a público esclarecer que: o Digital Radio Mondiale (DRM) é um padrão internacional de transmissão de rádio, surgido em 1997 com o intuito de digitalizar transmissões nas bandas utilizadas originalmente para as Emissoras AM. Posteriormente o Digital Radio Mondiale passou a suportar outras bandas como o VHF. Já o Digital Rights Management (DRM), também chamado de Digital Restrictions Management, é uma restrição de cópias de conteúdos imposta pelos fabricantes de hardware e pela indústria do entretenimento, e para evitar qualquer confusão, a Plataforma DRM Brasil também passa a se denominar Plataforma RDM Brasil. O chamado Rádio Digital, assim como o Rádio Analógico, é um sistema de Radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmitir sons. No caso do Rádio Analógico, o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM. No Digital, o áudio é primeiramente digitalizado e sua sequência binária é modulada por algum padrão de codificação digital para então ser transmitido pelo ar de forma muito semelhante à uma Rádio Analógica, envolvendo tradicionais elementos como torre e antenas. 
Entre as principais vantagens do Rádio Digital sobre o Analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, eliminando totalmente os ruídos, multiprogramação, transmissão de dados como (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com uma menor potência e a otimização do espectro eletromagnético. Inclusive já existe um novo modelo de Rádio receptor, o chamado Newstar DR111 que já foi testado pela equipe (DRM América do Norte), que disseram ser de ótima sensibilidade e que ele consegue receber estações Digital em Ondas Curtas somente com uma antena telescópica dentro de uma residência.